Chapecoense e Figueirense se enfrentam na Arena Condá em clima de decisão e rivalidade crescente

29/03/2015 10:02

Em menos de um ano, a rivalidade entre Chapecoense e Figueirense se intensificou. Muito por causa de situações extracampo, mas também por uma invencibilidade alvinegra de seis partidas. A última vitória do Verdão foi na Série B, em 2013, no dia 4 de junho, por 2 a 0.

O jogo deste domingo, às 16h na Arena Condá, mais uma vez tem clima de decisão. Se perder, a Chape pode ficar bem distante da disputa por uma vaga na final do Campeonato Catarinense. Uma vitória do Furacão deixaria o time de Florianópolis a seis pontos do rival. Além disso, nos bastidores há uma rivalidade entre o presidente da Chapecoense, Sandro Pallaoro, e o Figueirense.

Reclamações aumentam rixa

Tudo começou quando o nome de Argel surgiu para assumir o Verdão no ano passado, parecia tudo certo quando Pallaoro não aceitou o acerto. O treinador não gostou, pouco tempo depois assumiu o Alvinegro e venceu na Arena Condá no primeiro encontro na Série A.

No returno, Pallaoro reclamou do local que ele e seus companheiros de direção foram colocados no Orlando Scarpelli. Ali, ficava pública a rixa entre o cartola e o Furacão.

As reclamações da Chapecoense à arbitragem depois da derrota de quarta-feira aumentam a pressão e tensão do jogo deste domingo.

Histórico das duas equipes em campo:

A primeira partida

Fundada em 10 de maio de 1973, a primeira vez que a Chapecoense disputou o Campeonato Catarinense foi em 1975. Neste ano, aconteceu o primeiro jogo entre Verdão e Figueirense. A partida aconteceu em Xaxim e terminou empatada por 1 a 1. Neste ano, o Avaí foi o campeão.

Vaga para a Copa do Brasil

Há quase 20 anos, os times de Santa Catarina tinham que brigar por uma vaga na Copa do Brasil. Chape e Figueira se enfrentaram em dois jogos em dezembro de 1996. Duas vitórias alvinegras, 4 a 1 no Estádio Regional Índio Condá e 1 a 0 no Orlando Scarpelli.

Na elite

Representantes de Santa Catarina na Série A, Chapecoense e Figueirense se enfrentaram pela primeira vez no Brasilerão em 9 de abril de 1978, vitória do Furacão por 1 a 0, gol de Lourival, no Índio Condá. No returno, triunfo do Verdão com gol de Carlos Alberto.

FICHA TÉCNICA

CHAPECOENSE
Nivaldo; Apodi, Rafael Lima, Vilson, Dener; Wanderson, Gil, Hyoran; Ananias, Willian Barbio; Bruno Rangel
Técnico:  Vinícius Eutrópio

FIGUEIRENSE
Alex Muralha; Leandro Silva, Marquinhos, Thiago Heleno, Marquinhos  Pedroso; Paulo Roberto, Dener, Ricardinho, Rafael Bastos; Clayton e Mazola
Técnico:  Argel Fucks

Arbitragem: Heber Roberto Lopes, Nadine Schramm Câmara Bastos e Neuza Inês Back
Horário: 16h
Local: Arena Condá, em Chapecó

 

Diário Catarinense