Na estreia de Cristian, Braian Rodríguez garante a vitória do Grêmio

15/03/2015 16:48
A aguardada estreia de Cristian Rodríguez com a camisa do Grêmio foi com vitória. Mas com gol de outro uruguaio, Braian Rodríguez, que fez seu primeiro jogo como titular, anotou o gol que garantiu o triunfo de 1 a 0 sobre o Cruzeiro na noite deste sábado na Arena. Cristian teve boa atuação até ser substituído aos 13 da etapa final por Luan, que perdeu um pênalti. 
 
Com a vitória, o Grêmio assume, pelo menos de forma momentânea, a liderança do Gauchão com 20 pontos – e agora torce por tropeço do Brasil de Pelotas, que enfrenta o Inter no domingo. O Tricolor volta a campo no domingo, dia 22, às 18h30min, diante do Lajeadense na Arena. 
 
Grêmio domina, mas cria poucas chances no primeiro tempo
 
Com três novidades de uma vez só, os uruguaios Cristian Rodríguez e Braian Rodríguez, além do volante Maicon, o Grêmio mostrou falta de entrosamento no primeiro tempo. O Tricolor teve o controle da partida, mas chegou pouco ao gol de Bruno Grassi na primeira etapa.
 
O time mostrou disposição para atacar desde o começo da partida. No entanto, a primeira chance perigosa e – única  – foi do Cruzeiro. Aos 3 minutos, após cobrança de escanteio, André apareceu livre para cabecear e Marcelo Grohe fez a defesa.
 
Com a defesa do Cruzeiro bem postada, as armas do Grêmio na etapa inicial foram os cruzamentos e os chutes de longe. Os estreantes Cristian Rodríguez e Maicon, além de Marcelo Oliveira, arriscaram tiros de média distância, mas sem perigo para o goleiro Grassi.
 
Pelos lados, Matías Rodríguez e Marcelo Hermes apoiaram bastante ao longo do primeiro tempo. Os cruzamentos buscavam o centroavante Braian Rodríguez, que foi bem marcado. A única finalização do camisa 9 ocorreu aos 31 minutos, quando ele antecipou ao zagueiro após cruzamento de Giuliano, mas a cabeçada saiu desviada. Antes, a bola rasteira de Matías Rodríguez ganhou velocidade e Braian, de carrinho, não conseguiu finalizar.
 
Principal atração para a torcida, Cristian Rodríguez demorou para entrar no jogo, mas cresceu na parte final do primeiro tempo. Aos 26 finalizou após um rebote, mas o tiro saiu pela linha de fundo. Depois levantou a torcida ao dar uma caneta em Jaiminho e dar o passe para Marcelo Hermes. No último lance da primeira etapa, o uruguaio encontrou Giuliano, que fez o giro, mas o passe para Braian Rodríguez saiu forte demais e Bruno Grassi ficou com a bola, garantindo o placar fechado ao fim do primeiro tempo. 
 
Luan erra pênalti, mas Braian Rodríguez garante a vitória gremista
 
O Grêmio voltou para o segundo tempo com Ramiro no lugar de Marcelo Hermes. Assim, Marcelo Oliveira foi deslocado para a lateral esquerda. Se na primeira etapa o centroavante Braian Rodríguez teve dificuldade para encontrar espaço, no início da segunda ele teve logo duas chances. Aos 26 segundos, ele subiu mais alto que a defesa em cruzamento de Ramiro e mandou para fora. Aos 5, Douglas escorou de cabeça e o camisa 9 bateu de virada para defesa de Bruno Grassi. 
 
O Grêmio seguiu buscando o gol. Aos 10, Douglas enfiou o passe em profundidade para Marcelo Oliveira, que bateu rasteiro e Bruno Grassi fez a defesa. Logo depois, aos 13, o estreante Cristian Rodríguez deixou o campo para a entrada de Luan. E Luan entrou bem na partida. Em sua primeira jogada, aos 18, recebeu passe de Maicon, girou e bateu colocado procurando o ângulo. O gol só não saiu porque Bruno Grassi fez a ponte para fazer a defesa de mão trocada.
 
O Grêmio seguiu no ataque, mas por pouco não foi surpreendido em contra-ataque aos 19. Matheus recebeu em velocidade, mas chutou fraco para defesa tranquila de Grohe. Ainda na busca de dar mais velocidade ao time, Felipão mandou o garoto Éverton para o lugar de Douglas, aos 23. 
 
As mudanças deram mais velocidade ao Grêmio, que passou a chegar mais forte à área do Cruzeiro. O Tricolor quase foi premiado aos 30 minutos. Após bola cruzada, Braian Rodríguez tentou o domínio dentro da área e foi derrubado por Reinaldo. Pênalti! Na cobrança, Luan bateu e acertou o travessão, perdendo a chance para abrir o placar.
 
Menos mal para os torcedores gremistas – que chegaram a ensaiar uma vaia após o lance – que o gol que não veio no pênalti chegou aos 37 minutos. Após jogada de Giuliano, a bola sobrou para Braian Rodríguez, que, livre, empurrou para o fundo das redes para marcar seu primeiro gol com a camisa do Grêmio, 1 a 0.
 
Após o gol, Braian Rodríguez ainda teve chance para fazer o segundo, mas chegou atrasado no cruzamento de Éverton. Não fez falta, o 1 a 0 já foi suficiente para fazer do Grêmio, ao menos por enquanto, o novo líder do Gauchão. 
 
Campeonato Gaúcho - 11ª rodada
 
Grêmio 1
Marcelo Grohe; Matías, Rhodolfo, Erazo e Marcelo Hermes (Ramiro); Marcelo Oliveira e Maicon; Cristian Rodríguez (Luan), Douglas (Éverton) e Giuliano; Braian Rodríguez. Técnico: L uiz Felipe Scolari
 
Cruzeiro 0
Bruno Grassi; Jaiminho, André Ribeiro, Laerte e Jefferson; Benhur, Claudinho (Carlão) , Reinaldo, Wagner; Matheus (Leandro) e Wesley. Técnico: Luís Antônio Zaluar
 
Gol: Braian Rodríguez (37min/2ºT)
Cartões amarelos: Ramiro, Marcelo Grohe (GRE); Leandro, Reinaldo (CRU)
Árbitro: Anderson Daronco
Local: Arena do Grêmio
 
Correio do Povo